Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Candidatura

Candidatura da Cultura Avieira a património

No âmbito do trabalho de caracterização e divulgação da Cultura Avieira que o Instituto Politécnico de Santarém veio desenvolvendo e apoiando desde 2006, foi submetida a 29 de Junho de 2015 a candidatura Artes e saberes de construção e uso da bateira avieira no rio Tejo, Caneiras.

Apresentada à Direção-Geral do Património Cultural, entidade gestora do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, a Candidatura foi desenvolvida por uma equipa de antropólogos parte da qual se fixou por alguns meses na aldeia avieira de Caneiras, em Santarém, para desenvolver a componente etnográfica da pesquisa.

A escolha de Caneiras para uma abordagem etnográfica intensiva e localizada num terreno de estudo circunscrito teve em consideração três conjuntos de factores. Primeiro, a especificidade das exigências da legislação nacional de Inventário de PCI, que prevê candidaturas referentes a uma manifestação cultural singular, referida a um concreto contexto territorial de nível local. Segundo, as contingências temporais do projeto, que obrigavam à realização de pesquisa de terreno e conclusão global do trabalho, num curtíssimo espaço de meses. Terceiro, as características e qualidades específicas da comunidade avieira nas Caneiras, que qualificavam este universo local a adquirir o estatuto metodológico de estudo de caso relevante, cujas características propiciavam a sua representatividade analítica em relação ao triplo nexo conceptual - casa-barco-pesca - definido como nuclear à abordagem do complexo cultural avieiro na contemporaneidade.

A candidatura Artes e saberes de construção e uso da bateira avieira no rio Tejo, Caneiras encontra-se acessível no Website de acesso ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em: http://www.matrizpci.dgpc.pt/MatrizPCI.Web/Inventario/InventarioConsultar.aspx?IdReg=475

PDF: Pedido de Inventário INPCI - Anexo I PDF: Pedido de Inventário INPCI - Anexo II

Mapa Interactivo

Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest
Apoios: